Deus é perfeitamente unificado como um Deus, e no entanto, Deus é perfeitamente diversificado nas três pessoas do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Há unidade e diversidade na realidade absoluta. Não há um Deus que escolhe revelar-se em três maneiras de modo a criar uma aparência de diversidade, e não há três pessoas que escolhem unir-se e cooperar de modo a criar uma aparência de serem unificadas. A realidade original é 100% unificada e 100% diversificada. É uma realidade de 200% que não pode ser compreendida pela simples lógica.
Aqui está um provérbio que inventei para capturar a essência desta realidade: Deus sozinho é Deus, e Deus não é sozinho (God alone is God, and God is not alone). Não podes fazer esta afirmação sobre outro Deus ou perfeição original.
Tu podes dizer Buda sozinho é Buda, e ficamos por aí. O resto é silêncio. Tu podes dizer Krishna sozinho é Krishna e Alá sozinho é Alá, mas novamente, o resto é silêncio. Se o Deus do terceiro círculo quer falar com alguém, Ele fala entre si mesmo, porque Ele é três pessoas. Um Deus que não fosse diversificado não poderia falar entre si mesmo. Ele teria de criar alguma coisa com quem falar. Ele requeriria uma criação para que pudesse ser pessoal, enquanto que o Deus do terceiro círculo é intrinsecamente pessoal, independentemente da Sua criação. A Sua criação não O completa, mas sim, expressa-O.
3 Theories of Everything
Página 38
Ellis Potter
2012 dC
Editora: Destinée Media
Comentários