There is no such thing as the right place, the right job, the right calling or ministry. I can be happy or unhappy in all situations. I am sure of it, because I have been … deciding to do this, that, or the other for the next five, ten, or twenty years is no great decision. Turning fully, unconditionally, and without fear to God is. Yet this awareness sets me free.
Deus é perfeitamente unificado como um Deus, e no entanto, Deus é perfeitamente diversificado nas três pessoas do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Há unidade e diversidade na realidade absoluta. Não há um Deus que escolhe revelar-se em três maneiras de modo a criar uma aparência de diversidade, e não há três pessoas que escolhem unir-se e cooperar de modo a criar uma aparência de serem unificadas. A realidade original é 100% unificada e 100% diversificada. É uma realidade de 200% que não pode ser compreendida pela simples lógica. Aqui está um provérbio que inventei para capturar a essência desta realidade: Deus sozinho é Deus, e Deus não é sozinho (God alone is God, and God is not alone) . Não podes fazer esta afirmação sobre outro Deus ou perfeição original. Tu podes dizer Buda sozinho é Buda, e ficamos por aí. O resto é silêncio. Tu podes dizer Krishna sozinho é Krishna e Alá sozinho é Alá, mas novamente, o resto é silêncio. Se o Deus do terceiro círculo quer falar com alguém...
Comentários
Este é um tema que me tem ocupado muito a cabeça. Claro que para pô-lo no termos em que ele é falado e pensado, é preciso 'right' por 'vontade de Deus' (e não é uma questão de simples evangeliquês). O emprego/vocação/ministério/cônjugue/cidade que Deus quer para nós, isto para um determinado tempo concreto da nossa vida.
A minha experiência de vida deu-me recentemente dois reveses neste assunto, e se for minimamente racional na análise da minha própria vida, mais parece que se Deus me tem tentado transitir uma mensagem, ela será a de não andar na expectativa de encontrar uma companheira certa, ou uma vocação certa, ou um emprego certo, ou de uma cidade/país/continente certo. Nem sequer exercitar esse músculo.
Sinto-me sempre acusado de ser demasiado 'racional' mas isto é só a minha experiência. Mas ainda assim, não me sinto num ponto 'set me free', longe disso.
PS: estava a ver que nunca mais postavas! Abraço.