Vários outros autores discordaram de Paley com base em argumentos teológicos, e não demoraram muito a apresentar essas discordâncias. Antes do aparecimentos da nova teoria de Darwin, já uma opinião teológica bem informada cada vez mais forte tinha exigido o abandono ou uma revisão profunda das ideias de Paley. Em 1852, John Henry Newman foi convidado a proferir uma série de palestras em Dublin sobre «a ideia de universidade». O tema permitiu-lhe explorar a relação entre o cristianismo e as ciências, especialmente a «teologia física» de William Paley. Newman usou um tom mordaz ao referir-se à perspectiva de Paley, apelidando-a de «falso evangelho». No seu entender, longe de significar um avanço nas perspectivas mais modestas adoptadas pela Igreja nos seus primórdios, tratava-se de uma degradação dessas ideias. Podemos resumir as críticas de Newman numa única frase: «A questão foi deslocada e excessivamente desenvolvida e, em consequência, quase só tem servido de instrumento contra o cristianismo.» A «teologia física» de Paley era um inconveniente que devia ser abandonado antes que pudesse pôr em causa o cristianismo.
«Tendo em vista a natureza da questão, a teologia física é incapaz de nos dizer uma única palavra de interesse sobre o cristianismo; ela não é em absoluto, e em nenhum verdadeiro sentido, cristã... Não, e mais ainda: tendo em vista como são os homens, não hesito em afirmar que esta pseudo-ciência, uma vez instalada nas mentes, tende a dispô-los contra o cristianismo.»
Sete anos antes de Darwin subverter a perspectiva de Paley a partir de alicerces científicos já Newman – que é geralmente considerado o teólogo inglês mais importante do século XIX – tinha repudiado Paley como um teólogo inconveniente e datado.
O Deus de Dawkins
página 103
Alister McGrath
2005 dC - 1852 dC
Editora: Alêtheia
«Tendo em vista a natureza da questão, a teologia física é incapaz de nos dizer uma única palavra de interesse sobre o cristianismo; ela não é em absoluto, e em nenhum verdadeiro sentido, cristã... Não, e mais ainda: tendo em vista como são os homens, não hesito em afirmar que esta pseudo-ciência, uma vez instalada nas mentes, tende a dispô-los contra o cristianismo.»
Sete anos antes de Darwin subverter a perspectiva de Paley a partir de alicerces científicos já Newman – que é geralmente considerado o teólogo inglês mais importante do século XIX – tinha repudiado Paley como um teólogo inconveniente e datado.
O Deus de Dawkins
página 103
Alister McGrath
2005 dC - 1852 dC
Editora: Alêtheia
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