Consequently atheism turns out to be too simple. If the whole universe has no meaning, we should never have found out that it has no meaning: just as, if there were no light in the universe and therefore no creatures with eyes, we should never know it was dark. Dark would be a word without meaning.
E por fim, sobre a escuridão dos telhados lustrosos, a luz fria da manhã tépida raia como um suplício do Apocalipse. É outra vez a noite imensa da claridade que aumenta. E outra vez o horror de sempre — o dia, a vida, a utilidade fictícia, a atividade sem remédio. E outra vez a minha personalidade física, visível, social, transmissível por palavras que não dizem nada, usável pelos gestos dos outros e pela consciência alheia. Sou eu outra vez, tal qual não sou. Com o princípio da luz de trevas que enche de dúvidas cinzentas as frinchas das portas das janelas — tão longe de herméticas, meu Deus! -, vou sentindo que não poderei guardar mais o meu refúgio de estar deitado, de não estar dormindo mas de o poder estar, de ir sonhando, sem saber que há verdade nem realidade, entre um calor fresco de roupas limpas e um desconhecimento, salvo de conforto, da existência do meu corpo. Vou sentindo fugir-me a inconsciência feliz com que estou gozando da minha consciência, o modorrar de animal com q...
Comentários
Dizer que se o universo não tem sentido, nós nunca o teríamos descoberto, encanta-me, mas suponho que seja só porque não sei explicar ao certo o que isso quer dizer. Talvez estes raciocínios do C.S. Lewis pudessem ser revitalizados com umas definições mais neuro-biológicas do que significa "descobrir o sentido".
A questão aqui é que lidamos com o axioma de que a linguagem representa um significante real; ora, os axiomas não ser verificam. São pressuposições, que, se verdadeiras, resistem a todo o silogismo.
Uma das marcas da pós-modernidade é a negação de que a linguagem verdadeiramente comunica o significado. Agora tenta afirmar isto sem usar palavras. É voltamos à mesma falácia: se a linguagem não exprime de todo a realidade, então, se esta afirmação é correcta, logo a proposição é falsa; se a proposição é verdadeira, logo nem capaz de a compreender serei - o que não é o caso, pois entendo-a.
Definições neurobiológicas fazem parte da física quântica e do método naturalista, a que não só não diz respeito a epistemologia e a linguística, nem se pode argumentar consistentemente seja o que for neste tópico sob essa perspectiva meramente analítica.
€
Prompte et Sicere